segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Projeto na Amazônia - Extração de Madeira

Acompanhei a atividade de derrubada de árvores do projeto durante duas tardes. Na última delas, levei a máquina fotográfica e tirei as fotos abaixo:


Motosserrista trabalhando.
Motosserista e auxiliar planejando o corte. É a parte delicada da operação. Eles tem que, de posse do mapa da área e observando o entorno definir a caída natural da árvore e a direção em que esta, ao cair, não irá "detonar" outras árvores importantes como porta-sementes ou espécies protegidas por lei (as quais não podem ser cortadas). Pode-se decidir inclusive nem cortar determinada árvore, pelo risco desta atingir uma espécie protegida, por exemplo.





















Manutenção da motosserra (abastecimento de óleo lubrificante e combustível). Observe o chão forrado com plástico, de maneira a que os derivados de petróleo não entrem em contato com a floresta. Essa regra vale para a motosserra e para um trator, por exemplo.

A caneleira abaixo é para evitar os dentinhos das cobrinhas, ferrões de arainhas e escorpiõezinhos... só na limpeza do pé de uma árvore vi os caras matarem dois escorpiões.





Árvore com placa identificadora. TODAS as árvores da área foram inventariadas, ou seja, tiveram sua espécie e outras características levantadas, georreferenciadas e armazenadas em nosso banco de dados.

Castanheira, espécie protegida por lei.






 No espaço de uma árvore derrubada, agora é possível ver o céu. Com a queda da árvore, o sol passa a atingir o solo diretamente. Aí inicia-se um processo onde as sementes que estão presentes no solo, estimuladas pela presença do sol, começam a germinar, propiciando após alguns anos a ocupação do espaço aberto. É o mesmo processo que ocorre quando da morte natural de uma árvore, ou de sua derrubada pelo vento, por exemplo.
Espinhos pela mata afora. Tem muuuito espinho!
Castanheira.
Abaixo, vídeo que fiz de uma derrubada. Observem pouco depois do meio do vídeo que uma "lasca" de madeira se desprende e crava no chão, próximo da árvore. O corte de árvores nessas condições é um trabalho pesado e de risco, e todos devem estar devidamente treinados e equipados para participar de uma operação dessa.







1 comentários:

Rafhael disse... [Responder comentário]

Lembrei do tempo que fiz a disciplina de Manejo Florestal na reserva de Marcelância... e essa lança ai em rapaz... que perigo... eles lhe falaram que você tem que definir a rota de fuga e correr se o trem cair por lado errado??? kkkk