segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Projeto na Amazônia

Estou tendo a felicidade de trabalhar em um projeto de exploração sustentável de madeira na Amazônia. O projeto, certificado pelo FSC, retira da floresta madeira de valor econômico para venda no mercado interno e para exportação. O projeto cobre uma área de 22.000 ha. Em linhas gerais, o processo é o seguinte:

- Primeiro são inventariadas todas as árvores da área. Cada uma delas tem sua espécie identificada e é geo-referenciada em um banco de dados, criado pela Atrium. A partir desse banco de dados, decide-se quais árvores serão cortadas, de maneira a impactar o mínimo possível a floresta.

- Esse plano é submetido aos órgãos competentes dos governos federal e estadual, que emitem, após análise, a autorização de exploração. Todo esse processo pode levar dois anos.

- De posse da autorização, planeja-se o corte, arraste (retirada da floresta) e o transporte até a serraria, onde a madeira é "desdobrada", ou seja, cortada em peças nos formatos para serem comercializadas.

- Toda a operação segue todas as normas legais e também do FSC, que é o instituto responsável pela certificação da empresa.

- Após a exploração de uma área este ano, esta voltará a ser explorada somente em 2042, ou seja, trinta anos após a exploração. Isso garante, com muita folga, tempo para que a floresta se recupere.

Nós, da Atrium, em parceria com outras duas empresas, somos responsáveis não só pelo sistema de gestão das atividades mas também pela gestão da própria exploração. Uma experiência única, da qual eu considero um privilégio fazer parte. Basta dizer que o Fernando Meireles, (ele mesmo, o cineasta cujos filmes já ganharam até Oscar) esteve por lá para filmar o projeto para um documentário do canal NatGeo.

Dona Bete tem dito que eu tô me achando, mas eu já me achava antes, agora eu tô é me tendo certeza... :)

Nos próximos posts vcs verão imagens dessa aventura.

4 comentários:

Tamys Carvalho disse... [Responder comentário]

Show! Como sempre...

Fernanda Polonio disse... [Responder comentário]

*.* só poderia ser você mesmo professor!! Parabéns!! Admirável!

Unknown disse... [Responder comentário]

Parabens pelo pioneirismo... nada melhor que fazer oque gosta e ainda ajudar o meio ambiente...

Anônimo disse... [Responder comentário]

Onde e o blogge desse viagem???? Mas volte para SJC ja viagou bastante!!! Beijo Dani