domingo, 3 de setembro de 2017

Arreau, Casório I


Intãooo... na quinta passada pegamos um TGV francês (também conhecido como trem-bala, por andar acima de 300 km/h) em Paris, viajamos cerca de 700km até Toulouse. Dormimos por lá na casa dos noivos (que já estavam no lugar do casório) e pegamos uma carona com os amigos joseenses Bruno e Rafael que também vieram para o evento.

Abaixo, algumas imagens de Arreau:







 Gosto dessas fotos que, apesar de coloridas, ficam P&B.




Essa é a pousada em que os convidados ficamos.













Na sexta-feira  rolou festança, já. Comidinhas e bebidas trazidas pelos convidados, dispostos em mesas mais ou menos conforme a nacionalidade. É que o noivo é francês, a noiva espanhola e eles se conheceram no Brasil. As suas duas filhas gêmeas são brasileiras e joseenses, o que reforça mais ainda a ligação aí com o nosso salvelindo.

Brasileiros somos quatro: eu, Bete, o Rafa e o Bruno, além de Annika e Amelie, claro. Espanhóis e franceses se dividem em times iguais, talvez com uma leve preponderância dos espanhóis, mas também não dá pra saber porque estes últimos são tão animados que se forem menos, parecem mais...

Nossos companheiros de jornada nessa farra estão à esquerda, Bruno à frente, e Rafael.











Eu vim pra cama às duas da matina, tentando me livrar do cansaço acumulado da viagem. Meus companheiros de viagem subiram pra casa às quatro, e disseram que a festa seguia na maior animação, tocada pelos espanhóis.

Acordamos e a galera já frevia na pelada.
















O almoço de sábado foi fideuá, prato espanhol que é basicamente uma paella (cozidão de arroz, carne de boi e porco e frutos do mar) só que em lugar do arroz é um macarrão. Taí a cara do bicho:



















O local onde estamos hospedados se chama Chêne et Roc, que o Google me diz significar Carvalho e Pedra. É um lugar feito para isso, como vcs podem ver na placa abaixo. Fica na beira da estada que liga Toulouse a Saragosa, na Espanha, terra da família de Lore, a "novia", então eles passam por aqui sempre e ficavam encantados com a beleza de Arreau. Ao decidir pelo casamento, a ideia era fazer do lado espanhol, mas lá é mais turístico e portanto mais caro, aí a farra acabou escorregando pro lado francês.



















Aqui parte dos alojamentos do lugar. Dá pra ver que a Sapucaí é longa...















Uma curiosidade é que os dois países são unidos, nessa estrada, por um túnel de 8,6km de comprimento!

Por fim, mais umas fotos legais de Arrau, tiradas na tarde/noite do casório, que será objeto do próximo post:




 Limpeza da água


 Caminho do casório













Capela de São Exupère.
 Mapa turístico de Arreau







































Texto na igreja, que li sem ajuda do Google!

Eu não sei rezar
Eu não sei o que dizer
Eu nem tenho muito tempo

Então?

A vela que te ofereço é um pouco do meu bem
                                      um pouco do meu tempo
                                     um pouco de mim mesmo

             que ela permaneça diante do Senhor
                                            diante da Santa Virgem  
                                            diante de um Santo

Que essa vela que brilha simbolize minha reza
que continue enquando vai embora.

Se alguém versado na língua de Prost quiser corrigir...





 Convidados começam a chegar.




Era pra começar às 5, começou mêss às 6.









Dei um perdido para tirar fotos, na volta D. Bete estressada...















 Depois da farra, ida pra casa.





A Silvana minha sócia tirou uma foto engraçada de uma placa em Portugal que dizia: Porto prá cá, Outros Lugares na direção oposta.

Os franceses, ao que parecem, também são afeitos a explicar tudim...

2 comentários:

Cantinho disse... [Responder comentário]

haha bete estressada pq vc deu o perdido!!

que lugar maravilhoso!! que inspiração!!!

Mauro Assis disse... [Responder comentário]

@Roberta Cantinho

Já mandei a real pá você: NADA de se casar aí, a gente já conhece! Nem aí nem na Índia!