sexta-feira, 8 de setembro de 2017

W. Churchill


Todas as frases entre aspas desse textículo são de Sir W.Churchill.

Boa parte do meu encanto com a Inglaterra vem da minha admiração por Sir Winston Churchill. Ainda garoto, me impressionava o Prof. Argentino Madeira, do Colégio Frei Orlando, enfatizando a importância de falarmos bom o português citando-o: "A única hora em que eu tenho vontade de chicotear um menino inglês é quando ele não sabe a sua própria língua!". Acho que até por ser militar, também era fã do cara...

Como desde sempre fui um cara mais conservador politicamente, à medida que fui aprendendo sobre ele passei a admirá-lo ainda mais. Suas ideias tiveram continuidade em Margaret Thatcher, cujo governo em parte eu já acompanhei e admirei. Me lembro da fala histórica dela no Parlamento, em que ela diz: "não existe dinheiro do governo, existe o SEU dinheiro!"

O ponto alto foi quando eu li um cartapácio de 1000 páginas chamado A Segunda Guerra Mundial, compilado por ele a partir das OITO MIL páginas que tinha publicado anteriormente com suas notas sobre a guerra.

Essa é a minha edição, a "resumida"...
E essa é a original. Tava à venda hoje por 72 libras, vontade de comprar...

Li a primeira metade em português (foi publicado em dois volumes no Brasil) e depois numa vinda pra cá comprei a edição em inglês para ler a outra metade. Levei mais de ano para completar a empreitada, foi o livro mais difícil que eu já li. Inglês britânico dos anos 50, alidado ao fato que ele citava o tempo todo lugares que já não existem, o mapa da Europa era completamente diferente naquela época. Tive que arumar um mapa para me ajudar. Empreitada!

Sabia que havia um museu dedicado a ele em Londres, mas em outras passagens pelo UK não foi possível ir lá, era um sonho. Hoje, deu.

O museu fica no bunker de onde ele comandou a reação a Hitler na Segunda Guerra. De muitas formas, as decisões tomadas naquele buraco (e era realmente um buraco, cavado às escondidas ao lado da Donington Street, onde chegaram a trabalhar quinhentas pessoas) definiram o nosso mundo como ele é hoje. 

Durante os anos mais críticos para a Humanidade, quando realmente ela enfrentou uma ameaça global, daquele lugar partiram as ordens que nos livraram a todos dessa ameaça. Afinal de contas, "nunca tanto foi devido por tantos a tão poucos".

 Sala do Estado Maior: aqui foram tomadas as decisões que salvaram o mundo da tirania de Hitler.

 Havia um refúgio mais protegido embaixo, caso a situação ficasse realmente preta. Pela primeira vez no Reino Unido foi usado concreto bombeado para construir a estrutura, com maquinas importadas dos EUA. O concreto era bombeado de longe e usado aqui, para que ninguém suspeitasse de sua localização. Hoje em dia se sabe que o bunker não resistiria se uma bomba "das marvadas" caísse sobre ele, mas ele nunca foi bombardeado durante toda a Guerra.

 Churchill detestava barulho...


Os ingleses tem um humor todo particular. Ao mesmo tempo em que são super formais, se sacaneiam o tempo todo quando tem alguma intimidade. O general que trabalhou aqui, ao ser perguntado depois em entrevista sobre como era trabalhar no bunker, responde:

"Era, sob todos os aspectos, um excelente quartel general. Só tinha uma falha, que era a proximidade com Winston!"
 Esse foi o último boletim emitido aqui, no dia seguinte à rendição incondicional da Alemanha.
 Quarto dos guarda-costas de Churchill. Consta que uma vez a mulher dele fez ele jurar, na frente dos caras, que ele ia chegar aqui e dormir. Ele veio, entrou no quarto, se deitou. Os guarda-costas se dirigiam ao quarto para descansar quando ele se levantou e disse: " Já cumpri a promessa à patroa. Bora trabalhar!"

Sala de jantar de Churchill. Ele era um aristrocrata, e não abria mão de suas regalias faciomente. "Sou um sujeito fácil de contentar: me contento com o melhor!"
 Cozinha particular dele, onde uma cozinheira de sua confiança preparava seus pratos favoritos.
 Imagem dele falando ao telefone. Seus charutos eram tão grossos que ele não os segurava entre os dedos, mas como um bastão. Agora, imaginem o sujeito fumando charuto dias a fia nesse buraco sem janelas...
Sala de mapas. Quando a gente compara com as salas de comando que vemos nos filmes de hoje em dia...

 Alguém, na época, fez uma caricatura de Hitler num dos mapas...

O bunker foi crescendo à medida em que a guerra avançava. Começou com 18 pessoas e ao fim mais de quinhentas trabalhavam ali.

Telégrafo

Engraçado: na sala onde as mulheres trabalhavam (datilógrafas), eles colocaram uma se maqueando... se o museu fosse criado hoje eles colocariam um transex, talvez...
 "Os planos não tem grande valor, mas planejar é essencial!"
Sala de comunicações: imaginem esse monte de telefone tocando ao mesmo tempo...
Quarto do Prime Minister: ele só pernoitou aí três vezes, mas fez muitas de suas sestas nessa cama: ele não abria mão de dormir de duas a três horas após o almoço, e recomendava isso pra todo mundo. Depois se levantava e trabalhava até as cinco da manhã, e olhem que ele já tinha quase sessenta anos de idade nessa época, além de ser bem obeso e fumante...


Mais de Sir W:

"Não me interrompa quando eu estiver te interrompendo!"

"Poupança é um troço muito importante, ainda mais quando os pais da gente pouparam pra gente!"

"Nada tenho a oferecer senão sangue, trabalho, lágrimas e suor!"

Uma vez Bernard Shaw, um artista de esquerda (pleonasmo!) mandou-lhe dois convites para um espetáculo, com um bilhete:

"Caro Winston,

Amanhã estréia meu novo espetáculo. Venha e traga um amigo, se tiver."

Ele respondeu:

"Caro Bernard,

Obrigado. Amanhã estarei ocupado em compromisso já assumido. Irei na segunda apresentação... se houver."

Um dia, brigando com a Jandira Feghali da época, no Parlamento, disse:

" Se eu fosse seu marido, evenenava o seu chá!"

E ela, de bate-pronto:

"Pois se eu fosse sua mulher... eu bebia!"

Não era o cara?





2 comentários:

Cantinho disse... [Responder comentário]

haha gostei da resposta ao "irei na segunda apresentação, se houver"... mas tu lê, hein maurão?!

Mauro Assis disse... [Responder comentário]

@Roberta Cantinho

É, leio mesmo... já até li muito mais. Nas férias da adolescência era um romance/dia!

W Churchill era o cara, muito legal ter visitado o museu dele. Vc viu The Crown: ele já decadente, mas os ingleses o reverenciavam pelo que havia feito por eles e por toda a Humanidade.

Para te inspirar, na autobiografia que escreveu sobre os os primeiros anos de vida, ele escreveu: "Vinte aos vinte cinco, esses foram os anos." Aos 26 ele já tinha combatido em Cuba, na Índia e na África, recebido quatro medalhas, escrito vários livros, se tornado um herói nacional e sido eleito deputado!

Depois disso lutou e foi prisioneiro de guerra (e fugiu!) na África, na Primeira Guerra foi capturado pelos alemães.

Quando foi assinado o acordo de paz dessa guerra, vaticinou: "Esse acordo é apenas um armistício para 20 anos!" Dezoito anos depois o mundo estava em guerra de novo e ele comandava os aliados para livrar o mundo da tirania do Nazismo.