sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Museus... e mais museus!

Dia desses me vi numa discussão a respeito da conveniência de se visitar museus. Como sempre fui fã, achava que todo mundo acharia legal, mas tem gente que não acha. Aí comecei a pensar: porque eu acho legal visitar museus?

Abaixo algumas razões:

- Pode-se ver obras de diferentes épocas produzidas em um mesmo lugar. Isso faz com que tenhamos um perspectiva histórica da evolução dos povos, que é também a evolução de sua arte.

- Vc tem acesso a um conjunto de coisas interessantes num mesmo canto, pagando nada, pouco ou nem tão pouco assim.

- Isso abrigado da chuva, em segurança, com conforto...

- Vc pode escolher o museu de acordo com seu assunto de interesse e, creia-me, tem museu especializado em "tuquantuá": já vi museu erótico, de armas, de personalidades, de cinema, de arte, tecnologia, de cera e até de ímã de geladeira (em São Francisco/CA).

- Vc pode nunca ir a um determinado país e conhecer bastante a respeito de um povo visitando museus. No Museu Britânico vi uma coleção de arte sul-coreana abrangendo desde os primórdios da civilização por lá até os dias de hoje. Deu vontade de visitar a Coréia...

- Pode-se ver coisas de lugares difíceis de serem visitados hoje em dia, Oriente Médio por exemplo... ;(

A Europa é bem pródiga em museus. Isso porque eles são o berço da nossa civilização moderna, tendo muita história pra contar. Também ocuparam quase todo o resto do mundo em diferentes épocas (a Inglaterra já foi chamado o Império Onde o Sol Nunca se Põe), o que significa que saquearam muitas e muitas sociedades anteriores, algumas vezes acabando com elas, e trouxeram o butim pra cá, colocando nos museus. Depois, usando o poder do dinheiro, seguiram comprando obras mundo afora.

Sem fazer juízo de valor sobre os saques, até porque medir com a régua de hoje comportmentos passados não é inteligente, o fato é que existem coleções fabulosas de ítens históricos e artisticos espalhados pelos museus da Europa e dos EUA, é só chegar.

A gente não tem muita tradição de visitar museus no Brasil, onde também existem poucos museus que mereçam esse nome. Uma vez fui a uma "Casa de Monteiro Lobato" perto de Monteiro Lobato, distrito de Sãozé. Ô decepção, não tinha nada de interessante, as coisas deterioradas, enfim, de desanimar o cristão que achar que museu é só aquilo.

No Brasil existem excelentes museus, que muita gente daí não conhece. Acho que veio daí esse questionamento, feito por um brasileiro, sobre o interesse por museus. #ficadica pra quem quiser visitar:

- Nhotim: nem na Europa ou nos EUA eu vi um museu de arte tão interessante e bem cuidado.

- Museu da Língua Portuguesa: destruido pelo fogo, fui a muitas exposições fantásticas nesse museu em Sampa. Será reinaugurado ano que vem, parece, e seu acervo (ou o que restou dele) tem sido exibido em eventos pelo Brasil. Consta ser o único do mundo dedicado a um idioma.

- Museu de Mineralogia de Ouro Preto (não consegui achar um link válido).

- Museu da Colonização Holandesa, Recife: consta que é dito como entre os 25 melhores museus do mundo.

Quanto os museus que visitei nessa viagem:

- Smithsonian de Washington: não é bem um museu, mas um resumo do que pode ser encontrado nos outros museus do Instituto Smitsoniano. Mereceu post desse blog. Como tudo no Smithsonian e no National Mall, é gratuito.

- National Air and Space Museum: Também teve post a respeito. Faz parte do Smithsonian.

- Petit Palais: Paris, lindo museu, visitação gratuita. Algumas imagens:



Essa e a próxima são Joana D´arc.








Notre-Dame: não é museu, mas é também...









Memorial dos Mártires da Deportação: "escondido" atrás da Notre Dame, na ponta sul da îlle de France, fica esse museu, dedicado aos que foram deportados e mortos pelos nazistas na Segunda Guerra. Uma homenagem tocante aos que franceses foram deslocados, aprisionados e eventualmente mortos em campos de concentração na própria França e em outros países.

Tocante e necessário.



Escultura feita num campo, retratando a tortura de se amarrar uma pessoa à outra, de costas, e delixá-las de pé.

Museu de Armas: onde fica o túmulo do Napoleão I (houve o III, não o II). Não visitamos, o tempo era curto e ele é gigantesco...




Museu do Louvre: maior museu da França, museu mais visitado do mundo, residência da Mona Lisa... haja epíteto!








Mona Lisa



Essas abaixo não são um museu, não... são a Galerie Lafaiette, loja chic em que fomos passear...






0 comentários: